segunda-feira, 30 de maio de 2011

Coração frio

Comecei uma pesquisa sobre algumas mulheres famosas que perderam a vida aos quarenta anos e fiquei chocada quando vi que apesar do dinheiro e fama, faltou conhecimento para se prevenirem contra as armadílhas que o tempo lhes trouxe.
Talvez não tiveram a oportunidade de saber mais sobre o amor de Deus. Viveram intensamente, mas no final tudo era vazio. Adoeceram na alma e no corpo. Nem a medicina pode ajudar.
Observando outras não famosas, mas muito ocupadas, percebi algo parecido.
Acreditava que aquelas que tivessem uma experiência com Cristo não iriam desanimar, mas algumas o fizeram.
As mulheres pensam que são vítimas.
São na verdade treinadas para trabalharem pelos atores de uma grande peça. Algumas assistem o espetáculo, outras até sobem no palco e esperam pelos aplausos. Todas se decepcionam quando não recebem algum reconhecimento.
Como são coadjuvantes, não entendem que o ator principal é Deus e Ele é que merece sempre os aplausos. Participar desta história sem fim é um privilégio e cada cena é vital para que no final tudo faça sentido. Se não acreditam que são importantes elas se tornam só
expectadoras e não aprendem como agir quando faltam as armas próprias da juventude ( beleza, saúde, disposição para o trabalho ou estudo).
Querem fazer muitas coisas mas não medem as conseqüências de suas escolhas.
Já não tem alegria quando chegam as doenças. O coração esfria com a vida espiritual, quando deveria acontecer o contrário.
Mesmo que a casa terrena se enfraqueça, a casa espiritual se renova a cada dia.
Na carta de Paulo a Tito 2:2-5 existem alguns conselhos para as mulheres maduras:
...Sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas ao vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruirem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
Como podem atingir o mestrado se nem terminaram a graduação?
Transmitindo seu conhecimento para as novas gerações elas podem contribuir para o fortalecimento daquilo que vale a pena: O Crescimento do Reino de Deus.

domingo, 29 de maio de 2011

Boa linguagem

Quando aprendemos que as boas palavras ajudam em nossa vida, procuramos dizer coisas que edificam a todos que nos ouvem.
Somos um pouco levados pelos modismos ou seguimos uma tendência a fazer críticas e nem lembramos do que Deus nos diz em Sua Palavra.
A língua possui poder de vida ou morte ( Pv 18:21). Não devemos mencionar as coisas erradas que os ímpios fazem, nem os nomes de outros deuses. Que nossa palavra seja sim ou não. Devemos fazer tudo com amor ( I Cor 13).
Talvez tenhamos que cuidar mais com aquilo que pensamos e falamos, pois a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12: 34).
Enquanto somos edificados pelas boas palavras também podemos ajudar aos outros a não perderem a esperança e a construirem algo que dure para a eternidade.