Para superar obstáculos pode-se saltar sobre eles , desviar ou quebrá-los e passar pelo meio. Mas certamente alguma força física será usada. Se for difícil talvez seja preciso persistir e forçar mais os músculos, que naturalmente vão ficar doloridos se estiveram preguiçosos por muito tempo. Toda ação tem uma reação!
O conhecimento de todas as possibilidades são importantes. Quando é dado um passo pode-se pisar em falso e dobrar o pé. Então ficam vários músculos tentando compensar aqueles que se machucaram e aos poucos todo o corpo sente e sofre. Mas então o descanso entra em cena para uma boa recuperação com os cuidado devidos. Que bom! O obstáculo poderá ser vencido com empenho, preparo e persistência. As dores passam.
Viver um momento novo com esperança de realizar aquilo que não foi possível em outros períodos. Ajudar as mulheres mais jovens a usarem melhor suas oportunidades de crescimento num mundo cheio de mudanças.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Frutas vermelhas
Quando as folhas e vagens caem das árvores gosto de pisá-las.No inverno encontramos os morangos no mercado e nas feiras e no finalzinho aparecem as amoras e as pitangas. São todas frutinhas frágeis mas deliciosas e me fazem lembrar de minha infância. No último sábado fiquei pasma com a enorme quantidade de pitangas caídas no chão da rua onde passava. Só não parei para apanhar algumas por achar que ficaria chato uma senhora e não uma criança apanhando frutas no caminho. Acho que as crianças de hoje nem sabem como são gostosas e nutritivas essas dádivas da natureza. Doces lembranças essas...que aromas e sabores ficam guardados em nossa memória todos sabemos, mas as vezes também guardamos as mágoas de injustíças que sofremos. Mas se Jesus derramou seu sangue bem vermelho e cheio de vida por todas as injustiças já sofridas por nós, as lembranças tristes podem se transformar em folhas secas e podem ser pisadas e ao ouvirmos o barulinho que elas fazem sabemos que já não vão mais ter poder para nos entristecer.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Crianças
Hoje fui até o parque com minha neta. Que privilégio! Não lembro de ter feito isso com minha avó. Mas agora andei e corri com descontração. Já estou com quase cinquenta anos e ela com quase três e pude acompanhá-la sem problemas. Foram duas voltas ao redor do lago, talvez dois quilometros, com paradas para observar a paisagem e esperar minha filha que vinha nos seguindo numa caminhada acelerada. Já estava esfriando quando saímos de lá. Tive de carregá-la ao atravessar as ruas, mas valeu a pena o esforço pois ela cantava de alegria. Agora temos de planejar outras corridas e passeios para unir as diferentes gerações. Muito bom!
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Amiga
Gracinda era uma boa amiga, muito positiva e feliz não demonstrava ter problemas. Tinha mais experiência de vida e me deu alguns conselhos. Nem imaginava que ela tivesse partido tão cedo. Agora ficou a lembrança de algumas situações que vivemos. Era muito dedicada à família e deixou um esposo saudoso, dois filhos e netos. Cuidou muito bem de sua mãe já idosa enquanto pode, mas a depressão deixou-a sem forças. Parece que nunca se curou totalmente e aos poucos os medicamentos deixaram seus efeitos colaterais. Nem sei se ela ja tinha completado 65 anos, mas seu esposo disse que foram casados por 45 anos. Sei que ela gostava de participar de diversas atividades sociais, mas aos poucos foi deixando tudo. Que eu possa tirar lições de vida com essa amiga tão especial.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Precisa-se de auxiliar de limpeza
Se algum dia tudo estiver limpo e livre, certamente foi por que achei alguém para me auxiliar.
Sempre tentei fazer tudo sózinha e é claro que não fui muito longe.
Para ficar só na superfície é fácil seguir só, mas se nosso coração pede por algo mais profundo...preciso de alguém que me ajude onde não sou tão capaz.
A limpeza do ambiente é essencial para continuar a jornada.
Acumulei conhecimentos, livros, sonhos, decepções, objetos variados que me ajudam a lembrar o passado e não olhar para frente.
Quando vejo que se passaram 8 anos e ainda não me livrei de todos os pesos, objetos e medos... significa que preciso de um auxiliar de limpeza.
Na semana passada meditei sobre alguns versículos de Mateus 11:28-30 onde Jesus diz:
¨Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, poque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.¨
Vou até Ele e receberei o auxílio que tanto preciso para ficar limpa, leve e livre para prosseguir.
Sempre tentei fazer tudo sózinha e é claro que não fui muito longe.
Para ficar só na superfície é fácil seguir só, mas se nosso coração pede por algo mais profundo...preciso de alguém que me ajude onde não sou tão capaz.
A limpeza do ambiente é essencial para continuar a jornada.
Acumulei conhecimentos, livros, sonhos, decepções, objetos variados que me ajudam a lembrar o passado e não olhar para frente.
Quando vejo que se passaram 8 anos e ainda não me livrei de todos os pesos, objetos e medos... significa que preciso de um auxiliar de limpeza.
Na semana passada meditei sobre alguns versículos de Mateus 11:28-30 onde Jesus diz:
¨Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, poque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.¨
Vou até Ele e receberei o auxílio que tanto preciso para ficar limpa, leve e livre para prosseguir.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Evolução
Se conseguimos avançar um pouco, estamos melhorando. Se ficamos na espera nos cansamos mais.
Se nossa mente ficar parada só vai aceitar o passado e vai envelhecer mais rápido. Nós estamos evoluindo quando somos renovadas pela presença de Deus em nós. Não deixar o desânimo entrar pelas brechas que aparecem, nos força a estar vigiando. Sempre prontas e alertas, avançando com a disposição de ajudar aos que nos acompanham. Quem pode saber quando vai precisar de ajuda?
O nosso bem estar nos leva mais rápido a atingir nossos objetivos, mas temos de lembrar daquelas que caíram e precisam de novo ânimo. Dizem que as células de nosso corpo já tem um tempo determinado de vida. Se comemos demais nós forçamos nossas células a trabalharem mais e então elas morrem mais rápido. Se vivemos ansiosas consumimos nossas forças antes do tempo. Se somos dominadas pelo medo, nos apavoramos e morremos antes do tempo que estava previsto no nosso calendário. Assim é melhor deixar nossas ansiedades nas mãos do Senhor através da oração, e viveremos dias melhores com forças renovadas. Isso é uma evolução.
Se nossa mente ficar parada só vai aceitar o passado e vai envelhecer mais rápido. Nós estamos evoluindo quando somos renovadas pela presença de Deus em nós. Não deixar o desânimo entrar pelas brechas que aparecem, nos força a estar vigiando. Sempre prontas e alertas, avançando com a disposição de ajudar aos que nos acompanham. Quem pode saber quando vai precisar de ajuda?
O nosso bem estar nos leva mais rápido a atingir nossos objetivos, mas temos de lembrar daquelas que caíram e precisam de novo ânimo. Dizem que as células de nosso corpo já tem um tempo determinado de vida. Se comemos demais nós forçamos nossas células a trabalharem mais e então elas morrem mais rápido. Se vivemos ansiosas consumimos nossas forças antes do tempo. Se somos dominadas pelo medo, nos apavoramos e morremos antes do tempo que estava previsto no nosso calendário. Assim é melhor deixar nossas ansiedades nas mãos do Senhor através da oração, e viveremos dias melhores com forças renovadas. Isso é uma evolução.
domingo, 19 de junho de 2011
Sindrome do Pânico
Será que a maioria das pessoas vai sofrer de algum mal relacionado com a ansiedade nos próximos anos?
Tanto homens como mulheres estão bastante abatidos por não poderem se livrar de algum tipo de doença moderna ligada ao estresse.
Se fosse fácil convencer aos amigos e familiares de que não se trata de falta do que fazer e sim de uma doença séria que precisa ser tratada de forma séria.
Sofremos vários tipos de pressão e não percebemos quando isso passa do nosso controle e já não temos mais voz ativa para dizer: Basta!
Outros resolvem nossos problemas e nos levam de um lado para outro e nem temos mais forças para reagir ao mal que está dentro de nós, até que aparecem os problemas externos que nos derrubam de vez.
Procurar ajuda e recursos para lutar contra o pânico é essencial para retomarmos à vida.
Que bom que existe saída.
Uma forma é a prática de esportes que nos ajuda bastante.
Tanto homens como mulheres estão bastante abatidos por não poderem se livrar de algum tipo de doença moderna ligada ao estresse.
Se fosse fácil convencer aos amigos e familiares de que não se trata de falta do que fazer e sim de uma doença séria que precisa ser tratada de forma séria.
Sofremos vários tipos de pressão e não percebemos quando isso passa do nosso controle e já não temos mais voz ativa para dizer: Basta!
Outros resolvem nossos problemas e nos levam de um lado para outro e nem temos mais forças para reagir ao mal que está dentro de nós, até que aparecem os problemas externos que nos derrubam de vez.
Procurar ajuda e recursos para lutar contra o pânico é essencial para retomarmos à vida.
Que bom que existe saída.
Uma forma é a prática de esportes que nos ajuda bastante.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Paz
Tive um sonho onde havia duas pessoas que conversavam. Percebi que precisava falar de Deus a elas mas só conhecia uma delas. Então peguei um objeto que encaixava perfeitamente dentro de outro e usei-o para exemplificar aquilo que queria transmitir. Chamei a pessoa que eu conhecia, e falando alto para que a outra ouvisse, comecei a contar uma história. Tirava o objeto de dentro do outro e dizia:
- Olha, nosso coração tem um buraco vazio igual a esse. Tentamos encaixar várias coisas ali no espaço mas nada consegue fechá-lo perfeitamente. Apenas Deus pode ocupar esse lugar dentro de nós e preenchê-lo com perfeição, ( colocava o objeto dentro do outro, mostrando que não sobrava e nem faltava espaço) e então teremos paz. Jesus, o Príncipe da Paz, é o único que pode nos preencher com vida plena (então eu tentava ver se a outra pessoa estava me ouvindo).
Assim meu sonho acabou e fiquei imaginando que existem muitas pessoas que não conhecem nada a respeito do verdadeiro Deus e temos de falar a elas de maneira indireta para que um dia possam buscar a verdade sem se sentirem constrangidas.
Dizem que a criança e o adolescente aceitam o evangelho como um presente, de graça. Mas o adulto já pensa que tem de retribuir e então deixa para depois, sendo tarde demais para tirar seu vazio. Ficam endurecidas e perdem a capacidade de receber algo novo e bom. Temos de viver o hoje, mas sempre vendo o amanhã. Pois certamente temos um futuro eterno e podemos escolher
hoje, como ele será.
- Olha, nosso coração tem um buraco vazio igual a esse. Tentamos encaixar várias coisas ali no espaço mas nada consegue fechá-lo perfeitamente. Apenas Deus pode ocupar esse lugar dentro de nós e preenchê-lo com perfeição, ( colocava o objeto dentro do outro, mostrando que não sobrava e nem faltava espaço) e então teremos paz. Jesus, o Príncipe da Paz, é o único que pode nos preencher com vida plena (então eu tentava ver se a outra pessoa estava me ouvindo).
Assim meu sonho acabou e fiquei imaginando que existem muitas pessoas que não conhecem nada a respeito do verdadeiro Deus e temos de falar a elas de maneira indireta para que um dia possam buscar a verdade sem se sentirem constrangidas.
Dizem que a criança e o adolescente aceitam o evangelho como um presente, de graça. Mas o adulto já pensa que tem de retribuir e então deixa para depois, sendo tarde demais para tirar seu vazio. Ficam endurecidas e perdem a capacidade de receber algo novo e bom. Temos de viver o hoje, mas sempre vendo o amanhã. Pois certamente temos um futuro eterno e podemos escolher
hoje, como ele será.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Ventania
Ontem ventou muito o dia todo e por toda cidade algumas árvores foram arrancadas pela raiz e muitos galhos caíram sobre casas, calçadas e carros. Choveu muito e alguns lugares ficaram sem iluminação.
O dia, hoje, amanheceu lindo. Mas houve muito trabalho para recolher os galhos das árvores que atrapalhavam o trânsito. Dizem que se uma árvore quando jovem se dobra com o vento ela será resistente às tempestades da vida. Mas algumas estão sendo atacadas pelos cupins ou não tem mais espaço para suas raízes no meio da cidade grande, então se tornam frágeis e não resistem mais ao tempo ruím.
Hoje li uma parte do Salmo 119: 97-105
¨Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado.
¨Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!
¨Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.
¨Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
¨Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos.
¨De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.
¨Não me aparto dos teus juízos , pois tu me ensinas.
¨Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.
¨Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.
¨Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos¨.
Seremos sábios e fortes se amarmos a Deus e a Sua Palavra.
No Salmo 1, somos comparados com árvores. Mesmo cortadas elas podem brotar e dar frutos.
Seremos como árvores fortes se fizermos como o salmista.
Mesmo passando o tempo não seremos descartadas, mas cada vez mais firmes no nosso andar.
O dia, hoje, amanheceu lindo. Mas houve muito trabalho para recolher os galhos das árvores que atrapalhavam o trânsito. Dizem que se uma árvore quando jovem se dobra com o vento ela será resistente às tempestades da vida. Mas algumas estão sendo atacadas pelos cupins ou não tem mais espaço para suas raízes no meio da cidade grande, então se tornam frágeis e não resistem mais ao tempo ruím.
Hoje li uma parte do Salmo 119: 97-105
¨Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado.
¨Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!
¨Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.
¨Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
¨Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos.
¨De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.
¨Não me aparto dos teus juízos , pois tu me ensinas.
¨Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.
¨Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.
¨Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos¨.
Seremos sábios e fortes se amarmos a Deus e a Sua Palavra.
No Salmo 1, somos comparados com árvores. Mesmo cortadas elas podem brotar e dar frutos.
Seremos como árvores fortes se fizermos como o salmista.
Mesmo passando o tempo não seremos descartadas, mas cada vez mais firmes no nosso andar.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
DÍVIDAS
PROMESSA É DÍVIDA!
Já ouvi isso muitas vezes e nem prestava muita atenção.
Reparei que costumava fazer promessas sem cumprí-las. Procurei resolver isso colocando tudo em ordem. Percebi que é muito fácil, para agradar as pessoas, fazer promessas que não temos a intenção de cumprir. Mas não devemos fazer isso, principalmente, com crianças ou pessoas idosas pois elas esperam e dependem dessas promessas. Quando atingi a ¨maioridade¨ dos quarenta anos, apesar de ter pouco tempo, comecei a me esforçar para deixar a procrastinação e viver.
Deus não é homem para mentir. Ele nos dá esperança e podemos depender de Sua Palavra.
Podemos confiar nas promessas contidas na Bíblia. Que bom! Nele posso confiar. Posso também me tornar confiável, com a força que Ele me dá.
A única dívida que posso ter é o amor, que nunca acaba.
¨A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.¨Rom. 13: 8
Já ouvi isso muitas vezes e nem prestava muita atenção.
Reparei que costumava fazer promessas sem cumprí-las. Procurei resolver isso colocando tudo em ordem. Percebi que é muito fácil, para agradar as pessoas, fazer promessas que não temos a intenção de cumprir. Mas não devemos fazer isso, principalmente, com crianças ou pessoas idosas pois elas esperam e dependem dessas promessas. Quando atingi a ¨maioridade¨ dos quarenta anos, apesar de ter pouco tempo, comecei a me esforçar para deixar a procrastinação e viver.
Deus não é homem para mentir. Ele nos dá esperança e podemos depender de Sua Palavra.
Podemos confiar nas promessas contidas na Bíblia. Que bom! Nele posso confiar. Posso também me tornar confiável, com a força que Ele me dá.
A única dívida que posso ter é o amor, que nunca acaba.
¨A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.¨Rom. 13: 8
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Coração frio
Comecei uma pesquisa sobre algumas mulheres famosas que perderam a vida aos quarenta anos e fiquei chocada quando vi que apesar do dinheiro e fama, faltou conhecimento para se prevenirem contra as armadílhas que o tempo lhes trouxe.
Talvez não tiveram a oportunidade de saber mais sobre o amor de Deus. Viveram intensamente, mas no final tudo era vazio. Adoeceram na alma e no corpo. Nem a medicina pode ajudar.
Observando outras não famosas, mas muito ocupadas, percebi algo parecido.
Acreditava que aquelas que tivessem uma experiência com Cristo não iriam desanimar, mas algumas o fizeram.
As mulheres pensam que são vítimas.
São na verdade treinadas para trabalharem pelos atores de uma grande peça. Algumas assistem o espetáculo, outras até sobem no palco e esperam pelos aplausos. Todas se decepcionam quando não recebem algum reconhecimento.
Como são coadjuvantes, não entendem que o ator principal é Deus e Ele é que merece sempre os aplausos. Participar desta história sem fim é um privilégio e cada cena é vital para que no final tudo faça sentido. Se não acreditam que são importantes elas se tornam só
expectadoras e não aprendem como agir quando faltam as armas próprias da juventude ( beleza, saúde, disposição para o trabalho ou estudo).
Querem fazer muitas coisas mas não medem as conseqüências de suas escolhas.
Já não tem alegria quando chegam as doenças. O coração esfria com a vida espiritual, quando deveria acontecer o contrário.
Mesmo que a casa terrena se enfraqueça, a casa espiritual se renova a cada dia.
Na carta de Paulo a Tito 2:2-5 existem alguns conselhos para as mulheres maduras:
...Sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas ao vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruirem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
Como podem atingir o mestrado se nem terminaram a graduação?
Transmitindo seu conhecimento para as novas gerações elas podem contribuir para o fortalecimento daquilo que vale a pena: O Crescimento do Reino de Deus.
Talvez não tiveram a oportunidade de saber mais sobre o amor de Deus. Viveram intensamente, mas no final tudo era vazio. Adoeceram na alma e no corpo. Nem a medicina pode ajudar.
Observando outras não famosas, mas muito ocupadas, percebi algo parecido.
Acreditava que aquelas que tivessem uma experiência com Cristo não iriam desanimar, mas algumas o fizeram.
As mulheres pensam que são vítimas.
São na verdade treinadas para trabalharem pelos atores de uma grande peça. Algumas assistem o espetáculo, outras até sobem no palco e esperam pelos aplausos. Todas se decepcionam quando não recebem algum reconhecimento.
Como são coadjuvantes, não entendem que o ator principal é Deus e Ele é que merece sempre os aplausos. Participar desta história sem fim é um privilégio e cada cena é vital para que no final tudo faça sentido. Se não acreditam que são importantes elas se tornam só
expectadoras e não aprendem como agir quando faltam as armas próprias da juventude ( beleza, saúde, disposição para o trabalho ou estudo).
Querem fazer muitas coisas mas não medem as conseqüências de suas escolhas.
Já não tem alegria quando chegam as doenças. O coração esfria com a vida espiritual, quando deveria acontecer o contrário.
Mesmo que a casa terrena se enfraqueça, a casa espiritual se renova a cada dia.
Na carta de Paulo a Tito 2:2-5 existem alguns conselhos para as mulheres maduras:
...Sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas ao vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruirem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
Como podem atingir o mestrado se nem terminaram a graduação?
Transmitindo seu conhecimento para as novas gerações elas podem contribuir para o fortalecimento daquilo que vale a pena: O Crescimento do Reino de Deus.
domingo, 29 de maio de 2011
Boa linguagem
Quando aprendemos que as boas palavras ajudam em nossa vida, procuramos dizer coisas que edificam a todos que nos ouvem.
Somos um pouco levados pelos modismos ou seguimos uma tendência a fazer críticas e nem lembramos do que Deus nos diz em Sua Palavra.
A língua possui poder de vida ou morte ( Pv 18:21). Não devemos mencionar as coisas erradas que os ímpios fazem, nem os nomes de outros deuses. Que nossa palavra seja sim ou não. Devemos fazer tudo com amor ( I Cor 13).
Talvez tenhamos que cuidar mais com aquilo que pensamos e falamos, pois a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12: 34).
Enquanto somos edificados pelas boas palavras também podemos ajudar aos outros a não perderem a esperança e a construirem algo que dure para a eternidade.
Somos um pouco levados pelos modismos ou seguimos uma tendência a fazer críticas e nem lembramos do que Deus nos diz em Sua Palavra.
A língua possui poder de vida ou morte ( Pv 18:21). Não devemos mencionar as coisas erradas que os ímpios fazem, nem os nomes de outros deuses. Que nossa palavra seja sim ou não. Devemos fazer tudo com amor ( I Cor 13).
Talvez tenhamos que cuidar mais com aquilo que pensamos e falamos, pois a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12: 34).
Enquanto somos edificados pelas boas palavras também podemos ajudar aos outros a não perderem a esperança e a construirem algo que dure para a eternidade.
Assinar:
Postagens (Atom)