quarta-feira, 22 de junho de 2011

Evolução

Se conseguimos avançar um pouco, estamos melhorando. Se ficamos na espera nos cansamos mais.
Se nossa mente ficar parada só vai aceitar o passado e vai envelhecer mais rápido. Nós estamos evoluindo quando somos renovadas pela presença de Deus em nós. Não deixar o desânimo entrar pelas brechas que aparecem, nos força a estar vigiando. Sempre prontas e alertas, avançando com a disposição de ajudar aos que nos acompanham. Quem pode saber quando vai precisar de ajuda?
O nosso bem estar nos leva mais rápido a atingir nossos objetivos, mas temos de lembrar daquelas que caíram e precisam de novo ânimo. Dizem que as células de nosso corpo já tem um tempo determinado de vida. Se comemos demais nós forçamos nossas células a trabalharem mais e então elas morrem mais rápido. Se vivemos ansiosas consumimos nossas forças antes do tempo. Se somos dominadas pelo medo, nos apavoramos e morremos antes do tempo que estava previsto no nosso calendário. Assim é melhor deixar nossas ansiedades nas mãos do Senhor através da oração, e viveremos dias melhores com forças renovadas. Isso é uma evolução.

domingo, 19 de junho de 2011

Sindrome do Pânico

Será que a maioria das pessoas vai sofrer de algum mal relacionado com a ansiedade nos próximos anos?
Tanto homens como mulheres estão bastante abatidos por não poderem se livrar de algum tipo de doença moderna ligada ao estresse.
Se fosse fácil convencer aos amigos e familiares de que não se trata de falta do que fazer e sim de uma doença séria que precisa ser tratada de forma séria.
Sofremos vários tipos de pressão e não percebemos quando isso passa do nosso controle e já não temos mais voz ativa para dizer: Basta!
Outros resolvem nossos problemas e nos levam de um lado para outro e nem temos mais forças para reagir ao mal que está dentro de nós, até que aparecem os problemas externos que nos derrubam de vez.
Procurar ajuda e recursos para lutar contra o pânico é essencial para retomarmos à vida.
Que bom que existe saída.
Uma forma é a prática de esportes que nos ajuda bastante.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Paz

Tive um sonho onde havia duas pessoas que conversavam. Percebi que precisava falar de Deus a elas mas só conhecia uma delas. Então peguei um objeto que encaixava perfeitamente dentro de outro e usei-o para exemplificar aquilo que queria transmitir. Chamei a pessoa que eu conhecia, e falando alto para que a outra ouvisse, comecei a contar uma história. Tirava o objeto de dentro do outro e dizia:
- Olha, nosso coração tem um buraco vazio igual a esse. Tentamos encaixar várias coisas ali no espaço mas nada consegue fechá-lo perfeitamente. Apenas Deus pode ocupar esse lugar dentro de nós e preenchê-lo com perfeição, ( colocava o objeto dentro do outro, mostrando que não sobrava e nem faltava espaço) e então teremos paz. Jesus, o Príncipe da Paz, é o único que pode nos preencher com vida plena (então eu tentava ver se a outra pessoa estava me ouvindo).
Assim meu sonho acabou e fiquei imaginando que existem muitas pessoas que não conhecem nada a respeito do verdadeiro Deus e temos de falar a elas de maneira indireta para que um dia possam buscar a verdade sem se sentirem constrangidas.
Dizem que a criança e o adolescente aceitam o evangelho como um presente, de graça. Mas o adulto já pensa que tem de retribuir e então deixa para depois, sendo tarde demais para tirar seu vazio. Ficam endurecidas e perdem a capacidade de receber algo novo e bom. Temos de viver o hoje, mas sempre vendo o amanhã. Pois certamente temos um futuro eterno e podemos escolher
hoje, como ele será.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ventania

Ontem ventou muito o dia todo e por toda cidade algumas árvores foram arrancadas pela raiz e muitos galhos caíram sobre casas, calçadas e carros. Choveu muito e alguns lugares ficaram sem iluminação.
O dia, hoje, amanheceu lindo. Mas houve muito trabalho para recolher os galhos das árvores que atrapalhavam o trânsito. Dizem que se uma árvore quando jovem se dobra com o vento ela será resistente às tempestades da vida. Mas algumas estão sendo atacadas pelos cupins ou não tem mais espaço para suas raízes no meio da cidade grande, então se tornam frágeis e não resistem mais ao tempo ruím.
Hoje li uma parte do Salmo 119: 97-105
¨Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado.
¨Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!
¨Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.
¨Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
¨Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos.
¨De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.
¨Não me aparto dos teus juízos , pois tu me ensinas.
¨Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.
¨Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.
¨Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos¨.

Seremos sábios e fortes se amarmos a Deus e a Sua Palavra.

No Salmo 1, somos comparados com árvores. Mesmo cortadas elas podem brotar e dar frutos.

Seremos como árvores fortes se fizermos como o salmista.
Mesmo passando o tempo não seremos descartadas, mas cada vez mais firmes no nosso andar.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

DÍVIDAS

PROMESSA É DÍVIDA!
Já ouvi isso muitas vezes e nem prestava muita atenção.
Reparei que costumava fazer promessas sem cumprí-las. Procurei resolver isso colocando tudo em ordem. Percebi que é muito fácil, para agradar as pessoas, fazer promessas que não temos a intenção de cumprir. Mas não devemos fazer isso, principalmente, com crianças ou pessoas idosas pois elas esperam e dependem dessas promessas. Quando atingi a ¨maioridade¨ dos quarenta anos, apesar de ter pouco tempo, comecei a me esforçar para deixar a procrastinação e viver.
Deus não é homem para mentir. Ele nos dá esperança e podemos depender de Sua Palavra.
Podemos confiar nas promessas contidas na Bíblia. Que bom! Nele posso confiar. Posso também me tornar confiável, com a força que Ele me dá.
A única dívida que posso ter é o amor, que nunca acaba.
¨A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.¨Rom. 13: 8